Prótese dentária fixa ou removível: Qual a mais indicada para si?

Prótese dentária

A prótese dentária, é um substituto da peça dentária e, em certos casos, da própria gengiva. Tem como objetivo restaurar as funções estética, fonética e mastigatória dos pacientes.

A perda de dentes (incisivos, caninos, pré-molares e molares) provoca alterações imediatas na cavidade oral. Ao fim de algum tempo, estas podem desencadear dores, lesões na gengiva e problemas ao nível da articulação temporo-mandibular. Para além destes constrangimentos ao nível da saúde e bem-estar, comprometem o sorriso.

A prótese dentária pode ser fixa ou removível, dependendo da especificidade de cada caso. Saiba qual a que melhor se adequa a cada problema ou pessoa.

Prótese dentária fixa

Consiste na substituição da parte visível de um ou mais dentes através de dentes artificiais. É colocada sobre um dente ou implante, para que o paciente não consiga removê-la. Assemelha-se o máximo possível a um dente natural.

Tipos de prótese dentária fixa:

  • Coroa: A colocação de uma prótese dentária fixa não requer a ausência total do dente. Pode ser colocada num dente muito deteriorado ou impossível de restaurar pelo método tradicional. Neste caso, designa-se por coroa.
  • Ponte: Sempre que existe um espaço sem dente, os adjacentes podem servir de pilares para a colocação de uma ponte. Assim sendo, uma ponte é uma estrutura com um ou mais dentes, cimentada sobre os dentes naturais adjacentes ao espaço sem dente.
  • Faceta: Quando apenas é necessário revestir um dente danificado (geralmente, por uma questão estética), recorre-se à chamada faceta. Trata-se de uma capa que reveste a porção do dente danificada ou que o paciente pretende melhorar esteticamente. Geralmente é realizada em cerâmica.
  • Prótese adesiva/Maryland: Se há falha de apenas um dente, pode utilizar-se a prótese adesiva. Referimo-nos a um dente postiço que é cimentado por trás dos dentes adjacentes.

Vantagens da prótese fixa:

  • Confere maior comodismo ao paciente;
  • É mais estética;
  • Restabelece a função mastigatória de forma eficaz.

Pode recorrer a este tratamento quando:

  • O número de dentes em falta é reduzido;
  • Precisa de proteger um dente fraturado ou desvitalizado;
  • Quer cobrir um dente com alterações na cor e/ou forma;
  • Deseja aumentar o suporte de uma prótese removível esquelética.

Cuidados de limpeza recomendados:

Os cuidados a ter com a prótese dentária fixa não diferem muito dos cuidados habituais. Deve escovar os dentes e complementar a higiene com fio dentário e elixir.

Se a sua prótese é uma ponte, é aconselhável utilizar um “passa-fios”, que permite a passagem do fio dentário sob a ponte. Este acessório encontra-se à venda em farmácias.

Também os irrigadores orais são aparelhos eficazes na remoção de detritos acumulados sob a prótese dentária.

Prótese dentária removível

É um substituto dentário e gengival artificial que pode ser removido facilmente pelo paciente, sem a ajuda do médico dentista. Apoia-se diretamente nos dentes ou na gengiva, substituindo os dentes ausentes de forma simples e com baixo custo.

Esta prótese pode ser colocada imediatamente após a extração ou alguns meses depois de retirar o último dente, assim que os tecidos estiverem cicatrizados. Embora a primeira situação seja mais apelativa, exige que, quando os tecidos tiverem cicatrizado e “abatido” ligeiramente, se façam ajustes na prótese dentária.

Tipos de prótese dentária removível:

  • Prótese dentária esquelética: Tem uma base metálica que apoia os dentes em acrílico sobre a gengiva e os dentes naturais. Apesar de mais dispendiosa, facilita a higienização, é mais confortável e resistente e ocupa menos espaço dentro da boca.
  • Prótese dentária acrílica: Confecionada em resina acrílica, assenta integralmente sobre a gengiva e tem ganchos metálicos que se ajustam aos dentes existentes para proporcionar maior apoio. É mais acessível em termos de custos e pode ser reajustada, permitindo o acréscimo de dentes caso seja necessário.

Vantagens da prótese removível:

  • É de simples colocação;
  • Pode ser apenas uma solução temporária;
  • É mais económica.

Cuidados de limpeza recomendados:

Mantenha os cuidados de higiene habituais. Como complemento, coloque a prótese dentro de água e utilize pastilhas efervescentes específicas para a sua higienização e desinfeção. Este cuidado de limpeza evita que a resina acrílica das próteses fique manchada por café, fumo de tabaco e acumulação de resíduos.

Sofre com algum destes problemas? Não hesite em contactar-nos! Nas clínicas Orto-M, dispomos de médicos dentistas especializados em Prostodontia, que estão inteiramente disponíveis para o ajudar.

Estamos na Póvoa de Varzim, Porto e Canidelo. Marque uma consulta de diagnóstico sem qualquer compromisso. Se desejar tratar da sua dentição connosco, terá a possibilidade de usufruir de um generoso plano de financiamento.

MARCAR CONSULTA

Etiquetas
articulação temporo-mandibular,coroa,dentes,elixir,fio dentário,gengiva,ponte,prótese dentária,prótese fixa,prótese removível

3 respostas

  1. Tenho que colocar dentes no maxilar superior mas tenho ainda 3 dentes na frente e a minha pergunta é para colocar protese fixa terei que tirar os 3 dentes que tenho na parte da frente do maxilar superior?obrigada pela atenção, tá?

Deixe um comentário